Ano passado, no batizado do meu filho, eu pus na cabeça que queria um bolo falso... pra ficar bonito na mesa, assim como via nas fotos de decorações internet afora, como essa daqui:

Da Decorando Emoções
As dificuldades foram essas:
* na minha pequena cidade não há bolo falso para ser alugado
* o bolo falso mais próximo encontrado (130 km) custava 150,00 de aluguel (ãh? é isso mesmo); dou valor ao meu dinheiro e sei que R$ 150 é muita coisa pra isso
*As duas boleiras da cidade que utilizam pasta americana estavam às tampas de pedido e não podiam fazer nem um bolo verdadeiro pra mim
então, o que faria eu??
Oras, eu faria meu próprio bolo falso!
Pedi a minha mãe, que comprasse pasta americana pronta (sim ela existe já pronta) na cor branca (ela chegou 2 dias antes do batizado, trazendo 3 pacotes de pasta) e colocaria a mão na massa - correndo o perigo de dar tudo errado e eu ficar sem bolo algum (nunca na vida tinha trabalhado com a dita cuja).
Fui à luta, buscando na net o que encontrava de tutorial para poder me interar do material que dali em diante seria minha amiga ou meu desafeto.
Indico muito a
Otávia Sommavilla, e no You Tube há muitos vídeos com ela explicando o trabalho.
A armação do bolo eu fiz com isopor, usei duas assadeiras de alumínio redondas, em diâmetros diferentes; como não tenho cortador de isopor, aqueci uma faca na chama do fogão e cortava o isopor (faca quente no isopor parece faca na manteiga)- como fiz um bolo com 2 andares, fiz dois discos de cada diâmetro, colei com cola quente para ter a altura desejada de cada andar.
Vou passar contar o que aconteceu com a pasta americana:
* abri o pacote e sovei até ela ter uma consistência boa para trabalhar;
* na net encontrei uns sites falando para polvilhar açúcar impalpável na mesa de trabalho e em outros, apenas amido de milho - como não tinha o açúcar, polvilhei com amido e ... estraguei um pacote INTEIRO! Isso mesmo, pro meu desespero, eu perdi um pacote e nessa altura do meu stress, tive vontade de sentar no chão da cozinha e chorar... mas respirei fundo e minha sogra que estava me ajudando falava:
fica tranquila, vai dar certo!!! Minha mãe estava olhando o bebê pra mim e de longe falava:
calma Paty, tem mais dois pacotes!* Em determinado site (não lembro agora qual) falava para trabalhar a massa sobre um plástico - como não era massa para comer, abri um saco de lixo grande e abri a massa sobre ele e não é que deu certo? Até para colocar sobre a estrutura de isopor é melhor!!!
* Usei um pacote para cada estrutura; para a de menor diâmetro sobrou um pouquinho.
Para arrematar, na base de cada estrutura, passei uma fita de cetim azul bebê e arrematei com um laço chanel - mais ou menos assim:

No topo, coloquei um anjinho.
Guardei por um bom tempo o bolo falso, a pasta endureceu e ficou perfeita para guardar - quem quiser fazer para alugar é tranquilo, dura um bom tempo.
Na época eu não tinha blog, portanto, vou ficar devendo as fotos do pap...
Não está querendo aventurar-se na pasta americana?
No problemAqui na
Ruffled há um pap legal, usando um glacê, que com certeza fica muito mais fácil de fazer!

A base de isopor você consegue comprar pronta no site da
Só Isopor, de vários modelos:
Chanfrado (o bolo parece tortinho)

Assim ó:
DaquiSextavado

Quadrado

Redondo

Bom, espero que esse post ajude a vocês...
um grande beijo
Ah, se não participou ainda da promoção de 1 ano de blog, corre lá... tenho certeza que sua festa ficará mais linda com o kit papelaria personalizado (a sua escolha)da Taíssa do Papel com Design. Conto com sua participação!!!