segunda-feira, 9 de julho de 2012

A SUSTENTABILIDADE NAS FESTAS - O QUANTO É APLICÁVEL?

Não é novidade que gosto e muito de olhar nos sites e blogs mundo afora novo jeitos e trejeitos de como arrumar uma linda mesa de festa... olho e olho muito - mas fazer mesmo, no máximo duas a três vezes ao ano... fora os palpites que dou por aí afora.


Muitas das ideias concebidas são assim feitas por profissionais do ramo que possuem inúmeros objetos decorativos e que mesmo que tenham que comprar algo novo, com certeza será usado e reusado inúmeras vezes; o que não acontece com muita frequencia para nós, mamães arteiras que gostam de dar pitaco e dar um ar de "foi eu que fiz" nas festas. Foi pensando no que fazer com alguns objetos que venho pensando nesse post e especificamente nessa foto aqui abaixo:



Daqui


Essa foto é figurinha repetida no blog... já postei outras duas vezes e exatamente por ser linda e dar vontade de fazer fiquei pensativa e comecei a calcular:

O painel tem no mínimo 20 pompons; cada pompom leva geralmente 10 folhas de papel de seda para ficar bem fofo; portanto só para o painel 200 folhas de seda... tá, tudo bem a folha comprada avulsa não é caríssima mas juntando aqui e ali dá um certo impacto no orçamento e o pior, o que fazer com esses pompons depois da festa acabar?


Na festa de 1 ano do meu filho fiz acho que 5 ou 6... depois que tirei fiquei com eles rolando de cá para lá, acumulando poeira e até que resolvi amassar tudo e jogar fora...


Me digam, hoje em dia, onde os 3 Rs são tão falados, levados ao conhecimento da população e incentivados à utilização real, no dia a dia - o que fazer na hora das festas?

Não quero aqui estar parecendo chata, com idéias delirantes, pois acho que o legal do Ecofriendly é aquilo que realmente pode ser implantado na minha, na sua e na vida do vizinho ...


E aí, o que acham? Que fim esses pompons deverão ter??? Ajuda aí meninas... pois sei que isso vai ficar por um tempinho na minha cabeça tentando encontrar um boa solução...


um grande bj e ótima semana

6 comentários fofos:

Patricia Haddad postou o comentário número:

Realmente, não sei o que fazer com os pompons. O custo é bem baixo, considerando que dá para comprar pacote fechado de papel de seda por um preço muito baixo, tornando ridículo o preço de cada folha. No entanto, pensando no "ecologicamente correto", fica pesado.

Lá fora, existe um site de venda de material de festas usado. É bem interessante. Vai ser tema de um post meu em breve. Vou até citar esse seu post.

Agora, o que mais gostei mesmo foram os pratos de bolo. Sou LOUCA por um desses, que dá para passar fitinha. Uma vez, quando ainda estava noiva, vi um desse tipo numa Camicado. Como tinha outras prioridades, não comprei. Me arrependo até hoje.

Eu que fiz... ou quase isso postou o comentário número:

Oi Paty,

Bom eu adoro estes pompons e reutiliza-los seria muito bom, no meu chá de bebê fiz uns 10/12 e tb joguei fora, hoje usaria por algum tempo como mobile em cima do berço da minha filha, ta certo vai juntar pó por isso mesmo eu usaria durante algum tempo depois infelizmente eu os descartaria, pensando na reutilização na festinha de um ano da Julia comprei tule para fazer os Pompons sai bem mais caro, mas pode ser lavado e reutilizado!mas já percebi que será muito difícil de faze-los não é tão fácil quantos os de papel, penso em até desistir! mas vou tentar mais um pra ver se pego o jeito, pois os 2 primeiros saíram muito feios!

Marlene Casagrande postou o comentário número:

Não é fácil dar dupla finalidade aos enfeites temáticos, já que ng repete o tema, né? Vender, doar, reaproveitar, fazer troquinhas, enfim... a gente acaba rolando pra cá e pra lá e vai pro lixo, infelizmente!
Fiz um bolo cenográfico para o aniversário da Júlia ano passado, da Rapunzel, mas ficou tão específico, que 1 ano depois ele virou "bolo de brinquedo" e foi pro lixo, tadinho. Fiz 8 pompons de seda pra mesma festa, tentei usá-los como decoração do quarto dela, mas enjoamos e teve o mesmo destino do bolo...
As bandeirolas da festa estão lá em casa ainda, num cantinho de brincar da Juju, ficou legal.
Tbem fiz um bolo de fraldas pra o chá de bb de uma amiga, doamos o bolo pra uma instituição que abriga gestantes carentes aqui na minha cidade, está lá como objeto de decoração, ficaram com pena de desmanchar o bolo.
Gostaria de fazer um bom uso das coisas que faço! rsss
Bjo Paty!

Flávia postou o comentário número:

Paty
Quanto tempo!! Adorei seu post!! Tava com saudade de comentar, mas como sempre, a gente vai se envolvendo em outras coisas e abandona as amigas distantes. Mas não lhe esqueço e fico feliz quando vejo você por aqui.
Este assunto é ótimo!! Mas difícil mesmo. Acho que seria legal ter parcerias na cidade, com outras mães, com casa de festas e aproveitar os pompons em outros eventos, mas concordo que às vezes temos que jogar fora. Nossa cultura ainda precisa mudar, precisamos reaprender a viver neste mundo que precisa ser ecologicamente mais correto!!
E vc, o que anda aprontando?? E as festas?? A última de casa foi um pic nic. Aliás, preciso dizer que adoro ver seu pinterest!! É tudo de bom. Quando não tenho tempo, corro no seu!! kkkk
E suas ideias, como andam, está dando continuidade no seu projetos? E a lojinha? Me conta quando lançar.
Precisando estou por aqui!!
Bjooo

Dhayane postou o comentário número:

Oi, fiz uns 12 destes para o meu casamento, na hora de guardar, dobrei todos novamente. E reutilizei no meu chá de fraldas, hoje um está no quarto da minha filha, e os outros ainda guardados em uma caixa para uma festa de alguma amiga, irmã ou até mesmo minha...
Beijos

Fabiana Gigli postou o comentário número:

Olá, conheci seu blog quando procurava um PAP de bandeirolas e nunca mais deixei de visitar.

Bem, li esse post um dia depois de jogar fora um saco imenso com cerca de 40 pompons da festa de 2 anos da minha filha!!

Acho que o ideal é pensar muito bem no que se vai utilizar numa festa para evitar o desperdício futuro. Na festa do ano passado os pompons foram utilizados novamente na festa de minha sobrinha e então foram pro lixo. Mas só. Os demais itens da decoração foram pensados para durar ou serviram como presentes. O tema foi passarinhos, comprei 4 casinhas, duas delas foram dadas como presente e as demais servem como decoração do quarto. As toalhas de mesa e babados são plásticas e puderam ser reaproveitadas nesse ano. Assim como as casinhas, comprei bandejas de MDF numa fábrica, ou seja, paguei muito mais barato,eu mesma pintei e agora elas podem ser utilizadas em muitos outros eventos.

Na festa desse ano a única "perda" foram mesmo os pompons. Forrei caixas com o tema da festa, Paris, para ajudar na composição da mesa. Embora fossem de tamanhos diferentes, resolvi aproveitar caixas que já tinha em casa a comprar outras que depois se transformariam num problema. Ah sim, usei na mesa e nas mesas dos convidados, arranjos feitos com latas de leite forradas com tecido do tema e flores reaproveitadas do ano passado.

Depois me lembrei que os pompons poderiam ser doados para alguma igreja, pois muitas vezes podem servir para decoração do salão paroquial em seus eventos.

Dá uma olhadinha depois em como ficou a decoração :
http://seeufosseumcupcake.blogspot.com.br/2012/08/ooh-la-la-festa-tema-paris.html

Bjo.