quinta-feira, 7 de abril de 2011

FAÇA VOCÊ MESMA SEU BOLO CENOGRÁFICO

Ano passado, no batizado do meu filho, eu pus na cabeça que queria um bolo falso... pra ficar bonito na mesa, assim como via nas fotos de decorações internet afora, como essa daqui:


Da Decorando Emoções

As dificuldades foram essas:

* na minha pequena cidade não há bolo falso para ser alugado

* o bolo falso mais próximo encontrado (130 km) custava 150,00 de aluguel (ãh? é isso mesmo); dou valor ao meu dinheiro e sei que R$ 150 é muita coisa pra isso

*As duas boleiras da cidade que utilizam pasta americana estavam às tampas de pedido e não podiam fazer nem um bolo verdadeiro pra mim

então, o que faria eu??

Oras, eu faria meu próprio bolo falso!

Pedi a minha mãe, que comprasse pasta americana pronta (sim ela existe já pronta) na cor branca (ela chegou 2 dias antes do batizado, trazendo 3 pacotes de pasta) e colocaria a mão na massa - correndo o perigo de dar tudo errado e eu ficar sem bolo algum (nunca na vida tinha trabalhado com a dita cuja).

Fui à luta, buscando na net o que encontrava de tutorial para poder me interar do material que dali em diante seria minha amiga ou meu desafeto.

Indico muito a Otávia Sommavilla, e no You Tube há muitos vídeos com ela explicando o trabalho.

A armação do bolo eu fiz com isopor, usei duas assadeiras de alumínio redondas, em diâmetros diferentes; como não tenho cortador de isopor, aqueci uma faca na chama do fogão e cortava o isopor (faca quente no isopor parece faca na manteiga)- como fiz um bolo com 2 andares, fiz dois discos de cada diâmetro, colei com cola quente para ter a altura desejada de cada andar.

Vou passar contar o que aconteceu com a pasta americana:

* abri o pacote e sovei até ela ter uma consistência boa para trabalhar;
* na net encontrei uns sites falando para polvilhar açúcar impalpável na mesa de trabalho e em outros, apenas amido de milho - como não tinha o açúcar, polvilhei com amido e ... estraguei um pacote INTEIRO! Isso mesmo, pro meu desespero, eu perdi um pacote e nessa altura do meu stress, tive vontade de sentar no chão da cozinha e chorar... mas respirei fundo e minha sogra que estava me ajudando falava: fica tranquila, vai dar certo!!! Minha mãe estava olhando o bebê pra mim e de longe falava: calma Paty, tem mais dois pacotes!
* Em determinado site (não lembro agora qual) falava para trabalhar a massa sobre um plástico - como não era massa para comer, abri um saco de lixo grande e abri a massa sobre ele e não é que deu certo? Até para colocar sobre a estrutura de isopor é melhor!!!
* Usei um pacote para cada estrutura; para a de menor diâmetro sobrou um pouquinho.

Para arrematar, na base de cada estrutura, passei uma fita de cetim azul bebê e arrematei com um laço chanel - mais ou menos assim:



No topo, coloquei um anjinho.

Guardei por um bom tempo o bolo falso, a pasta endureceu e ficou perfeita para guardar - quem quiser fazer para alugar é tranquilo, dura um bom tempo.

Na época eu não tinha blog, portanto, vou ficar devendo as fotos do pap...

Não está querendo aventurar-se na pasta americana? No problem

Aqui na Ruffled há um pap legal, usando um glacê, que com certeza fica muito mais fácil de fazer!



A base de isopor você consegue comprar pronta no site da Só Isopor, de vários modelos:

Chanfrado (o bolo parece tortinho)



Assim ó:

Daqui

Sextavado



Quadrado



Redondo



Bom, espero que esse post ajude a vocês...

um grande beijo

Ah, se não participou ainda da promoção de 1 ano de blog, corre lá... tenho certeza que sua festa ficará mais linda com o kit papelaria personalizado (a sua escolha)da Taíssa do Papel com Design. Conto com sua participação!!!

42 comentários fofos:

Renata Reginato postou o comentário número:

Nossa! Que coragem...
Adorei!!! Quem sabe também me aventuro e faço um bolo falso.
Se precisar de ajuda... grito por ti, pois agora já está Expert.
Bjs

Adriana Leal postou o comentário número:

Paty, vc me encanta!!
Amo seu blog e visito religiosamente todos os dias, às vezes até mais de 1 vez por dia..hehehe
Amei as dicas do bolo, tb estou pra fazer o batizado da minha pequena e estou cheia de dúvidas e odéias e suas dicas me ajudaram muito..brigadão!!
Bjs Adriana Leal.

FabiolaTeles postou o comentário número:

Adorei a dica!!
Você sempre cheia de ideias com seus posts.
Parabéns!!!!
Fabiola.
http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

Marcia Gullo postou o comentário número:

Voce descobriu um nicho ai na sua ciadade heim??? que tal aproveitar??Vai que da certo....

beijinhos

Marcia Gullo
www.blogdagullo.blogspot.com

Simone Scharamm postou o comentário número:

Paty, querida,
saiu o post, viu?
Tô correndo, depois venho ler esse post que muito me interessa!
Beijosssss! Espero que goste do post!

Thati Dias postou o comentário número:

Nossa Paty, que coragem se meter a fazer isso faltando tão pouco pro batizado... mas são nessas empreitadas que a gente se dá melhor, né???
Você não tem nenhuma fotinho do bolo pronto???
Beijão, Thati

Silvana postou o comentário número:

Oi paty!!! voce nem vai acreditar, justo agora estava na procura de paps de bolo falso, e como religiosamente visito seu blog, que eu acho: meu anjo das ideas, voce e demais :) por isso que ADORO esse blog. Tomara consiga fazer!!
Obrigada viu

trecos e apetrechos da Fran postou o comentário número:

Ótimo pap!!!!!
Acho que vou fazer um bolo falso para o aniversário da minha filha e depois uso o mesmo no do meu filho, só mudo a decoração :)
BJS

Jane postou o comentário número:

Adorei a dica, vou tentar fazer. só uma dúvida???Como faz para colocar a massa em cima do bolo???Estica a massa com o rolo e coloca em cima é isso????Beijosss

Helena Garcia postou o comentário número:

OI, amiga querida !

Me desuckpe a demora em vir lhe visitar, mas aqui em casa as coisas andam meio complicadas, marido perdeu o emprego e tenho que me desdobrar pra fazer minhas coisinhas pra ajudar no orçamento...aí o tempo que já era curto, some!!!

Querida, não fique desanimada !! Vc é uma mulher tão criativa, cheia de virtudes e bom gosto!!
Já pensou que podes começar um negócio com esta sua mãozinha abençoada que tens?? Se vc procurou coisas na sua cidade que não encontrou e mesmo assim conseguiu fazer coisas tão lindas ( adoro seus PAP, suas artes, sua topiária ficou linda !!!, e etc....) vc vive criando e fazendo coisas que nos encantam...já pensou que isto pode ser uma realização pra vc?
Deus não nos dá o fardo maior que podemos suportar...creia em Deus, em si mesma, na sua capacidade e invista !!
Ore a Deus pelo seu esposo...meu marido também não me dá muiiiiiiito apoio com o blog não, mas aos poucos tem em entendido....aos poucos eles vão vendo que certas coisas nos fazem bem e nos deixam felizes....
" Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nELE e o mais ELE fará " - Salmos 37:5 !
Estarei orando por vc e sua família!
Fique bem! Vc é uma mulher encantadora !!

Um beijo grande !
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Paty postou o comentário número:

minhas queridas amigas
muito obrigada pelas visitas e recadinhos...
Helena, minha flor, obrigada pelas palavras, realmente só o Senhor é capaz de mudanças... um gde abraço a vc e muita força!!!

Jane, sim, vc abre com rolo de macarrão... esqueci de explicar isso, mas entre no blog da Otávia e vc vai ver tudo bem explicadinho


um gde bj a todas

Poliana Sant'Anna postou o comentário número:

Esses boblos dão um quê a mais mesmo... Ficam lindos e são bem mais fáceis de fazer!!!

Adorei os toques!!! =D

Beijocassss!!!

Simone Scharamm postou o comentário número:

Oi, Paty,
falei que voltava pra ver com calma o post, né?
Adorei todas as dicas!!! Quero fazer qualquer hora dessas! Beijos!

Du postou o comentário número:

Adorei a idéia do bolo falso, é sempre bom contar com um bolo perfeito pra tirar foto da mesa e o outro só precisa estar delicioso pois virá já cortado. Òtima idéia!
Bjs e até mais.

Marlene Casagrande postou o comentário número:

E eu que nunca tinha comentado aqui... hj é o 2º comentário do dia!
Eu tenho procurado PAP´s de bolo fake na net ha um tempão e só ontem achei algo numa comunidade do orkut e agora o seu post! Era tudo que eu precisava, agora é providenciar o material e mãos à obra!
Obrigado! adorei!

sil postou o comentário número:

Olá, Paty é a primeira vez que visito seu blog, mas foi um prazer, estou começando trabalhar com bolos, e logo de cara uma cliente pediu um bolo destes(falço) e comecei a vasculhar a internet pra ver algo, e o teu comentário me deu força pra não dizer não. Obrigada
E que Deus possa lhe abençoar sempre
Silvana

Luva de Histórias postou o comentário número:

Parabéns pela força de vontade, ficou lindo.
Dani

Artes da Pitylika postou o comentário número:

Amei seu comentario, gosto de pessoas que vai a luta, e lhe deixo um pensamento que li esta semana e se encaixa no seu modo de ser. " O homem deve criar oportunidades e não esperar que a oportunidade venha", beijinhos, e estou te seguindo♥

Mary postou o comentário número:

Olá, adorei seu blog!! Gostaria muito de aprender a fazer um bolo fake de tecido para a festa da minha filha, vc sabe como fazer ou conhece algum site ou blog que eu possa encontrar o passo a passo? Desde já agradeço. Bjs

Paty postou o comentário número:

oi Mary, procurei um e-mail para te enviar a resposta e não encontrei, espero que volte aqui e veja minha resposta; ano passado vi alguma coisa com bolo falso de tecido, mas nada de passo a passo ainda... e tbm nunca fiz... o redondo eu imagino q seja um pouco mais complicadinho que o quadrado... pois o quadrado é como se estivesse forrando uma caixa com tecido... seria bem semelhante... espero te-la auxiliado , bjks

Andréia e Dario postou o comentário número:

por favor eu quero muito saber quanto tempo pode deixar guardado o bolo cenográfico com pasta americana??? e onde eu posso armazenar??? obrigada!!!

Paty postou o comentário número:

vc pode guardar tranquilamente por 1 mês... só deixe longe da umidade... deve ficar em lugar seco e fresco... eu geralmente coloco em cima de uma mesa que não vou usar...
espero te-la auxiliado

Andréia e Dario postou o comentário número:

ajudou sim paty, obrigada!
Hoje eu comprei uma peça pequena de isopor, para eu fazer de teste (vai q nao dá certo o meu bolo às vesperas do meu casamento!!!)
Bom, eu estranhei, pois deu quase 1 pacote de pasta americana o seu vc disse que o maior dava e o menor sobrava um pouquinho..
Acontece que o que eu comprei pra testar é bem pqnininho, do diametro de um fundo de prato.
Se eu deixasse fina, ela quebrava, entao ela nao rendeu muito :( vou gastar um pouquinho mais

Paty postou o comentário número:

Andréia, se é a primeira vez que vc vai fazer, é assim mesmo... imagina como fiquei para fazer o bolo 1 dia antes do batizado e com a pasta comprada e sem poder errar novamente?
Já percebi que dependendo da marca rende mais ou menos... minha preferida é a arcolor... acho que é esse o nome... rende mais e vc não precisa ficar amassando muito, cobre melhor e não quebra. Como disse, abra sobre um saco plástico ou papel filme, fica bem melhor para colocar sobre a base. bjks! boa sorte!

Andréia e Dario postou o comentário número:

oi paty ainda bem que eu fiz este bolinho de isopor de teste!!! veja como ficou e me diz se este é o caminho certo:

http://darioeandreia.blogspot.com/p/nosso-casamento-criando-e-testando.html

é a ultima foto, laaaaa de baixo! beijoss

Kátia Regina postou o comentário número:

Olá Paty! Tudo bem? Gostei muito da suas dicas, pois, vou casar
e não temos muitas condições, é preciso economizarmos o máximo que podermos, sendo assim, irei precisar de suas dicas para a confecção do meu bolo falso de casamento! Pela confiança que passou em suas postagem me da coragem para criar meu próprio bolo! Agradeço sua atenção, e se precisar posso recorrer a você?

Bjos
Kátia

Paty postou o comentário número:

oi Kátia
tenho certeza que dará tudo certo... me envie um e-mail para a gente ir se falando caso surja alguma dúvida...
Seu bolo será muito especial e terá um valor impagável...
bjks

Festas Aline postou o comentário número:

Achei demais seu post: bem explicado e ao mesmo tempo de uma simplicidade maravilhosa! Vc escreve muito bem! Vou seguir! ;)

Erika Costa postou o comentário número:

Paty, você está me salvandoooo!!!! kkkkk
Nunca pensei que fosse possível uma pessoa sem experiência trabalhar com a pasta americana!
Você me encorajou, o orçamento tá curto e vou fazer um bolo falso para o aniversário de 1 aninho do meu filhote! Torce por mim hein?! bjkas, Erika
erika_costarj@yahoo.com.br

Deise Rocha Biscuit e Artes postou o comentário número:

ADOREI SEU POST SOBRE O BOLO PATY! BEM SIMPLES DE SE ENTEDNDER E COM DICAS, E PRA QUEM NUNCA FEZ COMO EU, E QUER SE AVENTURAR, NOS ENCORAJA MUITOOOOO...JÁ TÔ TE SEGUINDO, ADOREI SEU BLOG...PARABÉNS E MUITO SUCESSO! BJÃO...FICA COM DEUS!

Danielle Renata postou o comentário número:

Estou cada dia mais apaixonada pelo seu blog..um bjão e não abandona agente nunca tá?!

Bianca Mello postou o comentário número:

Olá paty, adorei suas dicas, e como vc vou fazer o do meu filho pela primeira vez.
so tenho uma duvida, vc grudou a pasta americana com alguma coisa no isopor ou so colocou por cima mesmo.
abraços e parabéns

Camila Mendes Perdoná postou o comentário número:

Amei o seu blog da uma visitada no meu , e vou fazer meu bolo falso tbm hehehhehe!

chocolate art e cia postou o comentário número:

Olá! eu gostei do seu blog...
a massa que vc sovo com amido de milho estrago pq,vc deve ter posto muito para sovar,eu uso sempre o amido e também o açúcar impalpável,se polvilhar com pouco dá certo.

Mas do seu jeito ai é bom para quem está começando.
A pasta eu indico duas marcas arcolor e mix,para tingir tinta em gel.

bjussssssssss

Ronise postou o comentário número:

Adoreiiiiiiiii, vou fazer 40 anos e quero muito fazer meu bolo, farei de biscuit, usando todas as suas dicas, no caso do amido de milho, ele deve ser pro biscuit e não pra pasta americana, vc é o máximo, obrigada pelas dicas.

fhthfhfhfsdsd postou o comentário número:

Nossa, que sacanagem falar "dou valor ao meu dinheiro e sei que R$ 150 é muita coisa pra isso", fazer esses bolos custam ñ só dinheiro mas tempo e dedicação, vc não pode simplesmente desfazer assim do trabalho dos outros. Se é tão sem valor porque vc fazia questão de ter um na sua festa?

Paty postou o comentário número:

Olá meninas... não coloquei nada para grudar a pasta americana no isopor... só por cima mesmo ;)

Chocolate art e cia - obrigadíssima pelas dicas a mais! bjks e sucesso!

Paty postou o comentário número:

Querida, primeiro, antes de mais nada, identifique-se e tenho coragem de assumir seus atos... só por isso, imagino que vc é uma pessoa fraca e pobre de espírito
Segundo:se eu não tenho como dar 150 em um bolo cenográfico amarelado, horroroso é problema meu... eu não vou ficar pagando de rica só pra agradar uns ou outras... e ensino sim a fazer... pode não ter ficado maravilhoso como as profissionais pois tenho noção das minhas habilidades... e tenho certeza q como eu, muitas mães gostam de ter uma festinha bonita mesmo tendo pouco dinheiro...
Tereceiro: eu deixei bem claro que o bolo falso mais próximo estava a 130 km e custava isso... E QUE as boleiras da minha cidade não poderiam fazer para mim...
qdo a pessoa é maldosa enxerga maldade até nas informações claras

Dessy Anne postou o comentário número:

MUITO OBRIGADA, mesmo. No meu curso estamos fazendo um trabalho e meu grupo vai montar um buffet e eu precisava MUITO de fazer um bolo falso, agora ficou bem mais fácil.
Adorei seu blog. depois passa no meu: fadadepapel(blogspot)com

Andréa Fenerich postou o comentário número:

Olá, como vai?
Adorei o as dicas, fiz o meu bolo esses dias e mostrei no meu blog, e claro coloquei vc como referencia, se não se importar. Se tiver problema qualquer coisa me fala que retiro ok?

Se puder dê uma passadinha de lá

http://eusemprequieromais.blogspot.com.br/

bjoss!!

TATIANA TEDESCO postou o comentário número:

Obrigada por compartilhar sua idéia conosco!

Denise postou o comentário número:

Ol´qa Paty, gostei muito desse post de dica sobre bolo cenográfico. Estou desempregada e estou pensando em começar a fazer para alugar, apesar de aqui em São Paulo já ter bastante. Gostei muito de seu blog, vou visitá-la mais vezes. Só uma coisa eu faço artesanato a muito tempo croche, trico, já fiz pintura em tecido, bordados etc e fico muito chateada quando alguém fala como você falou a respeito do preço do aluguel do bolo na sua cidade. As pessoas acham caro o trabalho manual mas ninguém vê o tempo que o artesão gastou indo comprar o material, o tempo gasto na idealização e mais o tempo gasto na confecção. Quanto produto foi gasto até acertar, pois mesmo tendo experiência as vezes erramos e temos que desmanchar tudo e em alguns casos temos que jogar fora o produto e começar tudo de novo. Então antes de dizer que o aluguel era um dinheiro jogado fora pense se é isso mesmo. Nós artesão, pelo menos eu digo por mim, faço tudo com amor, dedicação e respeito para com meu cliente. Não acho certo denegrir o trabalho de outra pessoa. Se não pode pagar tudo bem não compre mas não precisa denegrir o trabalho do artesão, e pelo o que você mesma sentiu na pele não é tão fácil assim né. O artesanato pode ser hobby para muitos mas para a grande maioria é o seu sustento. Desculpe se falei demais. Parabéns pela postagem e obrigada.