sexta-feira, 16 de março de 2012

COMO FAZER UMA FESTA POUPANDO O MÁXIMO POSSÍVEL


Fonte


Fazer uma festa não é fácil... o trabalho ( e a diversão) começam um bom tempo antes (pelo menos deveria hehe) e muitas vezes estoura o orçamento e nossa conta... para que isso não aconteça (ou aconteça mais suavemente), vou passar umas dicas. Se tem festas a vista, ou já fez alguma e gastou mais do que devia, prepare-se para a próxima!!!


* Mantenha sua lista a mais enxuta possível - apenas as pessoas mais importantes e especias - que você ama, tem consideração e que possuam esse sentimento reciprocamente;



* Já considerou a hipótese de ao invés de ter um cardápio completo, apenas fazer uma festa da sobremesa??? Mas não esqueça de deixar isso bem explícito no convite - a pior coisa é chegar em uma festa e ser surpreendida com algo inesperado. Certa vez quando criança fui a um casamento, a cerimônia foi looonnnga e eu morrendo de fome, quando chegamos à recepção o cardápio era: docinhos finos, bolo, champagne e refrigerante - lembro até hoje da sensação de estar com fome e comer um docinho e refrigerante por cima kkkkkk



* Tentou pôr a mão na massa e fazer os docinhos, o bolo, o cupcake, a torta salgada??? Tiro por base a minha cidade: 1 cento de brigadeiro custa R$ 40 - a lata de leite condensado (da melhor) custa R$ 3,80 mais ou menos... mais a manteiga e o achocolatado (que não passam de R$ 10 os dois); fez as contas? Chame as amigas, tias, madrinhas, vizinhas, comadres e façam os doces na semana! Aproveite para por o papo em dia (já que a vida com crianças é tão corrida né) e resolva a questão dos docinhos (guarde em caixas de pizza - na minha época, minha mãe guardava em caixas de camisa, mas hoje em dia é tão difícil de encontrar!) e se nao ficarem tão bonitos, parta para a decoração - wrappers e toppers disfarçam bem imperfeições !



* Ainda na linha faça você mesma, inclua os convites , etiquetas e rótulos (já dei muitas dicas aqui no blog).



* Comece tudo com antecedência - você terá tempo de encontrar muita coisa em promoção! Visite lojas físicas e virtuais e não tenha preguiça, isso dá um trabalhinho mesmo, mas a recompensa é grande! Sem falar que não terá que desembolsar tudo de uma só vez.



* Papéis de scrap são lindos, mas caros... lance mão de cartolinas, papel cartão, papel micro ondulado e EVA - garanto ficará fofo!



* Sempre estou andando em sites de artesanato e de venda- elo / etsy e mercado livre; têm ideias lindas - muitas vezes fora do meu alcance mas faço uma adaptação, recrio... e todos ficam felizes hehe.



* Sou fã de lojas de 1,99, tudo bem que quase nada é mais por esse preço, mas lá encontra-se coisas legais, reutilizáveis - se não gostou da cor só pintar (se vc quer pintar um pote de plástico aplique primer primeiro - encontrado em lojas para artesanato ou papelarias).


* Passe o óleo de peroba na face e peça emprestado aquela peça linda da casa da vizinha :)


* Primeiramente escolha o tema e as cores - a partir daí comece uma jornada através do google e Pinterest para ter inspiração, então reutilize o que já tem de outras festas, liste o que quer obter (comprar ou pedir emprestado) e os materiais complementares.



* Festa em buffet é ótima, mas poupe o aluguel e faça sua festa como sua mãe fazia a sua: em casa!!! Tá, tudo bem a sujeira sobra para você, então já que economizou no aluguel, pq não contrata uma faxineira para dar aquele "tapa" na bagunça???



* Faça decorações cheia de bossa com materiais antes nunca imaginados a serem utilizados, por exemplo, os sacos de pão em papel kraft dão ótimas embalagens de lembrancinhas, itens de decoração, embalar os lanches e bolos gelados.


* Costumo comprar itens para poder usar em várias festas: suqueiras, prato de doces de dois andares, porta cupcakes, vasos, pratos de bolo e caixas - apelo para fitas e papéis coloridos para mudar o visual em cada festa!



Amei fazer esse post e espero que alguma dica vá te auxiliar!


Um grande beijo e ótimo fim de semana

12 comentários fofos:

Com amor e afeto postou o comentário número:

Muito boa as dicas moça!Obrigada com certeza elas serão uteis para mim ano que vem,no meu casamento!Seu blog é uma fofura!
Beijinhos.
Thamiris

Francine Stein postou o comentário número:

Tudo bem Paty?
Ótimas dicas para quem quer fazer uma festinha sem gastar muito, sem abrir mão de algo bonito e exclusivo....
Um ótimo final de semana.
BJS

Mara Lucia Bechara postou o comentário número:

Paty..já te contei como era difícil fazer os niver de antigamente.....era com papel crepom,balas de coco fazendo graminha ,teve um de palhaço dos meus filhos Flavia e Fernando que peguei cone da malharia da minha mãe, com isopor fiz os rostos,para dar de lembrança...deixa te contar essa que faz parte do anedotário familiar...,eles tinham 3 e 5 anos,meu marido contratou 2 palhaços(acho que eram Chupetinha e Chupetão).......foi o niver do terror choraram a noite inteira de medo dos palhaços...mas acho que o importante é a reunião familiar e de amigos...
bjjss sempre com um bom gosto incrível
meu cachixó

Poliana Sant'Anna postou o comentário número:

Excelente post, pois já estou começando a pensar na minha festa de 31, em julho!!!^^

Valeu pelo ótimo post, beijooooo!!!

Raquel Fontinele postou o comentário número:

Amei seu blog...parabens!!!
já estou te seguindo!!passa no meu para conhecer...bj

ARTESANATOS LAINE LIMA postou o comentário número:

Paty, concordo com vc em genero, numero e grau...adoro festas assim artesanais e a gente da muito mais valor...bjosss...adoro seu blog.

Socorro Marques postou o comentário número:

Olá, amei esse post! Recentemente fiz a festinha de 1 aninho de minha neta e estava com o orçamento apertado, usei EVA e papel crepom para fazer a decoração, emprestei uma toalha da vizinha que trabalha com festas (passei o oleo de peroba na cara e coloquei minhas peças de MDF a disposição quando precisasse em alguma ocasião). Com o papel de seda fiz flores e até mesmo as forminhas para os docinhos, com papel color plus tbm fiz forminhas e tudo foi na base do faça vc mesmo, menos os docinhos e salgados que ela ganhou de presente das tias. Economizei bastante. Bjus.

Flávia postou o comentário número:

Paty
Adorei o post e foi por causa de uma festa planejada assim que estou meio sumida. Vc viu meu último post? Tudo a ver com este seu, pois foi com tudo planejado que gastei menos e todo mundo ainda achou lindo. Sabe que até usei latinhas de leite ninho pra fazer arranjos?? Depois quero mostrar tudo. Só me falta o de sempre... tempo!!
Seu post ficou demais!! Ainda bem que está por aqui!!
Mas e como estão as coisas? Melhorou?? Tá mais tranquila??
Espero que sim!! E também espero que a gente possa se falar mais!!
Bjos

Alegrando com arte postou o comentário número:

olá , nossa ficamos encantadas com seu blog , são ótimas dicas . estamos te seguindo de perto e aguardando sua visita em nosso blog.
beijos
Pati e Cris

Simone Scharamm postou o comentário número:

Oi, Paty,
O post ficou ótimo! As dicas são incríveis! Engraçado que eu mostro sempre no blog que é possível economizar fazendo festinhas em casa, mas é a maior "ralação", né? Tem que gastar muita sola de sapato em lojas de R$1,99. Eu adoro e fico feliz em fazer festa assim!
Beijos!

Eliiartesanatos postou o comentário número:

adorei as dicas....vou por a mao na massa tbem pro niver dos meus filhotes...estou te seguindo...adorei seu blog, parabens...se puder me segue tbem...bjus
Elii

Eliiartesanatos postou o comentário número:

adorei seu blog, e adorei as dicas de festas, vou por a mão na massa pras festas dos filhotes este ano...estou te seguindo ficaria honrada se pudesse me seguir tbem...bjus

Elii