quarta-feira, 20 de julho de 2011

SEPARANDO O JOIO DO TRIGO

Sempre ouvi essa expressão e nunca havia parado e me perguntado como surgiu.



Na missa do domingo passado, o padre fez sua pregação baseando-se na Parábola do Joio e do Trigo eaquilo me serviu tanto, precisava muito ouvir aqueles ensinamentos do Senhor...

Essa é a Parábola:

MATEUS, CAP. 13
·A PARÁBOLA DO JOIO
24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.


Retirei do Blog Evangelize! Coopere com Jesus

Aqui a interpretação: retirada da Catequese Bíblico-Missionária escrita pelo Pe. Francisco Albertin - Paragominas - PA (folheto Deus Conosco)

"Jesus Cristo: ontem
(...) na parábola do trigo e do joio transparece um pouco a diferença entre ser boa semente e pertencer ao Reino e joio os que pertencem ao Mal. Longe de ser um tratado sobre a origem do mal, Jesus quer mostrar que são nossas atitudes no campo do mundo que nos fazem participantes do bem ou do mal.

Hoje:
É comum ouvir: por que Deus permite que exista o mal no mundo? Por que não acaba com as pessoas más e por que fica de "braços -cruzados" diante de tantas injustiças , explorações, fome, doença, miséria e dor? Na parábola: por que não permite aos empregados (ceifeiros) arrancarem o joio do meio do trigo? Por que permite que os dois cresçam juntos no campo?
(...)a sabedoria de Deus governa a história e ensina ao povo "que o justo deve ser humano". São Paulo diz que: "o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza". Todavia, mesmo com o auxílio do Espírito Santo e com o seu dom da sabedoria, temos a liberdade em ser ou não fermento, ou seja, praticar as obras de amor, justiça e misericórdia na massa que é a comunidade.
Deus quer salvar a todos e na sua infinita misericórdia permite que bons e maus caminhem juntos. E com o nosso modo de ser e agir podemos semear amor, carinho, dignidade e contribuir para que a semente boa cresça no mundo ou que o mal (joio) prevaleça em várias circusntâncias. Não cabe a Deus e sim a nós decidir nosso fim de acordo com a parábola. Aqui é necessário entender um segredo dito por Jesus: " o homem bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, mas o mau, tira do seu mal coisas más" (Lc 6,45)

e sempre...
Já dizia o pequeno príncipe "só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos". Tudo começa no coração, pois na verdade a vida nos oferece várias opções e situações, nas quais podemos ser boa semente ou joio, tudo é uma questão de decisão. Jesus nos ensina que são nossas atitudes no campo do mundo que nos fazem participantes do bem ou do mal"

Na pregação, o padre diz: "Às vezes nos perguntamos, pq tal pessoa, que faz coisas ruins, maldades, sempre está bem, vida tranquila, próspera, e eu, que sempre sigo o caminho do bem, passo por tantos turbulências na vida?"

Ele deu o exemplo de uma família em sua terra natal (Gana, na África), que vivia do tráfico de drogas, e mesmo todos sabendo, nada acontecia com eles... viviam bem, na prosperidade e na "paz" - se é que alguém que vive disso, vive em paz...

Eu dou o exemplo de uma pessoa que sei que enriqueceu roubando enquanto trabalhava em um setor público, e além de tudo, semeou o ódio entre um pai e um filho que muito se amavam e eram cúmplices; o senhor já idoso, errou muito na vida, traía a esposa, a trocou por uma amante, e largou dessa amante para ficar com uma mocinha (que tinha idade de ser neta) não muito honesta,leal (se é que vocês me entendem) e juntou aí, "a fome com a vontade de comer" - a mocinha e o ladrão; esse senhor estava com câncer, em estágio avançado e sabendo disso os dois armaram grande confusão, conseguindo colocar pai contra filho, tudo para poder aproveitar-se de sua fragilidade e assim roubar bens, desviar dinheiro... o senhor faleceu; o filho ainda carrega no peito a dor de perder o pai... e mal poder acompanhar seus últimos dias de vida. Hoje, a pessoa que fez todo o circo está muito bem de vida... rico... dizem roubou uns 2 milhões de reais e com mais falcatruas, fiquei sabendo que possui uma Factoring, imóveis... e uma conta bancária com umas 5 x mais do que subtraiu... está melhor que os proprios filhos do falecido... que mal possuem casa própria... isso corrói meu coração... me pergunto, por que uma pessoa assim Deus permite que ainda permaneça em prosperidade? Quando isso terá fim?? E a justiça, existe?

O padre respondeus meus questionamentos com uma simples frase, baseando-se na parábola: Deus fará a justiça na hora certa... deixe que Ele cuide disso; faça sua parte: seja correta, leal, honesta, semeie amor... os maus, na hora certa ceifarão... disso não há dúvidas...

Esse é meu recado de hoje... foi algo muito forte e fui tocada, sabia que tinha que compartilhar isso com vcs, minhas amigas e espero que essas palavras do Senhor te auxilie, te alivie o fardo e a paz permaneça em sua vida!

6 comentários fofos:

katia helena postou o comentário número:

Oi Paty, belo texto para meditar sempre que nos indignamos com a injustiça. Obrigada por compartilhar.
Bjkas

Cris Bispo postou o comentário número:

A arte, mesmo um quadrinho inocente, muitas vezes transmitem mensagens interessantes.

Existe uma personagem, a Morte, nos quadrinhos (adultos) de Neil Gaiman que diz o seguinte:

Morte: "Queria saber como ela chegou a Nova York. Provavelmente, veio escondida num navio. E ela enjoa muito no mar. Coitadinha."

Sexton: "Acha que vou ficar com pena de uma velha que quase arrancou meu nariz?"

Morte: "Quando se conhece alguém muito bem, é difícil ficar brava com ela por muito tempo."

Acho que se encaixa no contexto do seu post. :)

Daca postou o comentário número:

Oi querida!

Que coincidência, estava em Rio Pardo (uma cidade do interior do Rio Grande do Sul), onde moram meus pais e como vou sempre na missa aos domingos, ouvi a mesma pregação e chorei muito pois o padre fez um lunda explanação. Eu já estava bem sensível e aquela pregação tocou fundo em meu coração. Nesse momentos soube que estou no caminho certo e que Deus sempre estará comigo.
Amei ver o seu post sobre esse assunto e fixo lisonjeada de ter você como uma amiga virtual que visito todos os dias.
Um grande abraço e um lindo e abençoado dia do amigo.
Com carinho
Daca

Mara Rejane. postou o comentário número:

Que delícia!! Além de ver coisas lindas aqui ainda alimentamos a alma.
Bjão Paty.

http://emara30.blogspot.com/

Rosana Remor postou o comentário número:

Quem tem um amigo,nunca está só!!Feliz dia do amigo,amiga!!Bjs!!

Paty postou o comentário número:

minhas queridas amigas,
essa pregação do domingo foi muito forte e marcante mesmo...
espero que meu post sirva para reforçar nosso amor e confiança em Nosso Senhor Jesus Cristo!