terça-feira, 26 de julho de 2011

FELIZ DIA DA VOVÓ!!



Casa de Vó é o lugar mais doce do mundo!
É onde até o limão é doce e qualquer doce fica muito mais doce.
Há sempre um rocambole fofo coberto de açúcar em cima da geladeira. E dentro? Nem se fala...
Há sonhos de verdade cobertos de canela. Há biscoitos quentinhos acabados de sair. Há suspiros dourados e beijinhos doces.
E a melhor, a mais limpinha, a mais gostosa cama do mundo.
Há esconderijos segredáveis e mapas de tesouro. Há castelos, fadas, viagens especiais, reis, princesas e super-heróis.
Há risos, muitos risos de sobremesa nas mesas de domingo.
Na casa de Vó as coisas são da altura da gente e tudo está ao alcance das mãos. Nada é cheio de não-me-toques. Tudo é à prova de neto!
Até a guerra de travesseiros vem, mas significa paz e alegria.
Na casa da vovó dá vontade de correr e brincar o resto da vida sem parar nunca. Pois trincos não tem, fechaduras também não. Casa de Vó tem, é muitos braços todos abertos a qualquer hora.
Pra casa de Vó você nunca precisa avisar que vai, é só chegar.
Mesa da casa de Vó vive pronta! Com toalha bem lavável, sem enfeites caros e novos, resistentes, isso sim. E tudo funciona melhor na casa de Vó. As paredes amortecem os tombos. O chão é menos duro.
O fogão tem mais que seis bocas, todas acesas! A mesa, como ter pernas... As cadeiras, mais que dois braços aconchegando. E Vó, sempre, é toda ouvidos!
Caderno de receita da Vó então, é livro cobiçado, já esgotado. Todos querem os segredos dos cozidos e dos assados mas ninguém consegue jamais fazer um igual. Porque o jeito de escrever, as páginas amarelas e as gotinhas de gordura não se fizeram em um dia.
Foram precisos muitos dias de festa e vontade de agradar. Lamber os dedos pode, mas só na casa da Vó. Raspa de panela tem sempre, e, o pior, tem fila também. Se escuta sempre: “ Eu pedi primeiro”.
Quase toda Vó tem cadeira de balanço, um chinelo jeitoso, uma caixinha com bilhetes, lencinhos e papéis amarelados. Gaveta de Vó então é uma festa! De vez em quando toda Vó dá um suspiro bem fundo porque tem coisas demais para se lembrar tendo saudade. Há coisas que só o amor de Vó faz. Machucados, por exemplo, são curados com dengo e muitos e muitos beijos.
Dinheiro de Vó rende... Pensando bem é o único dinheiro que rende. E costura que Vó faz então? Chega a vestir três gerações até.
As estórias de Vó, as brincadeiras e as cantigas de ninar, só ela conhece, mais ninguém.
E o sono vem cheio de sonhos bons, quando a Vó está por perto.
Porque só cheirinho de Vó já é uma delícia! O colo é tão gostoso e a pele tão macia que ficam na lembrança da gente pro resto da vida. O assunto não tem fim na casa de Vó.
Há tanto caso engraçado e estórias pra se ouvir, que ver televisão é perder tempo... O relógio é sempre adiantado para ninguém perder a hora. Existe na casa de Vó a mágica do tempo, ele obedece, vai e volta, é só querer. E a gente é o que quer ser. Cresce, se quiser crescer.
A casa de Vó tem o maior espaço do mundo, mesmo que não tenha espaço nenhum. Porque o espaço maior ficou inventado pela liberdade de rir, de correr e de gritar. Espaço infinito que é do tamanho do coração que toda Vó tem.




Texto de Guiomar Paiva Brandão

Lendo esse texto que recebi por e-mail, parece que vejo minha filha falando tudo isso; parece que até foi ela que escreveu, pois pra ela o melhor lugar do mundo é a casa da vovó e o melhor cheiro é da vovó, tanto que quando minha mãe vem para minha casa, antes de ir embora, minha pequena fala: vó, deixa uma blusa da senhora para quando eu sentir saudades, eu poder sentir seu cheiro...
Até meu pequeno, já sente saudades da vovó... mal sabe falar, mas acorda e fala: Vovó, vovó... pois sabe que quando ela está aqui, é a primeira a ir abraçá-lo... e quando ela chega, ele dá um abraço "que nem de gente grande" e deita a cabecinha no ombro, uma fofura!

Feliz dia da vovó! Que Deus te dê muita saúde, só peço e desejo isso, saúde para aproveitar todo amor dos seus netos!
Um grande beijo

13 comentários fofos:

Elen postou o comentário número:

Que texto lindo ....

me bateu uma saudade imensa da minha vó

abraços cheirosos

Marlene Casagrande postou o comentário número:

Ai que lindo! amei esse texto, parece que foi escrito para a vovó da minha filha. Posso copiar?
Nem sabia que hj era o dia da avó, sorte de quem tem uma!
Parabéns a todas as vovós!
Bjo!

Paty postou o comentário número:

Oi Marlene, claro que sim!!!
Aliás, eu tbm copiei... hehe...
bjks

Mara Lucia Bechara postou o comentário número:

PATY QUE LINDAS PALAVRAS,PARECE QUE ESTOU ESCUTANDO CADA UM DO MEUS NETOS FALANDO PARA SUAS MÃES MAS NA VÓ PODE!!!CADA VEZ QUE VENHO PARA MINHA CASA FICA UM PEDAÇO DE MIM AOS QUE DEIXEI PARA TRÁS.....MAS MEU CORAÇÃO SE ILUMINA PQ TEM OS DAQUI ME ESPERANDO.
VOU TE CONTAR O QUE MINHA NETA MARINA(13ANOS) FALA:MINHA VÓ É MODERNA TEM FACE,ORKUT,BLOG,FAZ PILATES,TÁ PROCURANDO UM NAMORADO,FAZ BOLO DE CAIXINHA,NÃO DEIXA OS CABELOS FICAREM BRANCOS,......MAS É A MELHOR VÓ DO MUNDO....EU ME DERRETO TODA.....ATÉ ESTOU TENTANDO FAZER BOLO EM CASA.......KKKK....
BJJJJSSS MINHA LINDA,UM ABRAÇÃO NA SUA MÃE
MEU CACHIXO

Tamires Giroto postou o comentário número:

Oi queridaaaaaaaaaaaaaaaaaaa..........
vc viu to carente sim kkkkkkkkkk......

ainn menina o pequeno tá ali rsrs... no lugarzinhu dele como sempre !!!
de vez enquando da uma 'carrera' nos outros mais sempre volta pra lugarzinhu dele....
hoje acordei com ele enlouquecidamente gritando kkkkkkkk tadenho rsrs tava com sede....
ai troquei a aguinha dele, e ia coloca la penduradinhu ele veio com tudo pra toda a aguinha vê se pode rsrsrs....
nem espero ele coloca no lugar....

kkkkkkkk ne to tão carente mais é tão bom né espera o carteiro trazendo coisinhas lindas kkkkkkkk acustumei.... haha....

Jane postou o comentário número:

Que lindo!!! Esse texto é a mais pura verdade. Pena que não tenho mais uma vó. Já está no ceú. Mas tenho a bisavó das minhas filhas que eu a amo muito, e trato como se fosse minha.Beijoss para todas as vovós.

Fernanda Santos postou o comentário número:

lindo mesmo! Há 2 anos não posso mais beijar a minha avó... mas antes eu aproveitava muito! hj vejo minha mãe dizer que ser avó é melhor que ser mãe. Deve ser mesmo....

Poliana Sant'Anna postou o comentário número:

Lindo e tudo verdade!!!

Amei, Paty!!! ;)

Beijocas!

Vivi Barros postou o comentário número:

Paty esse texto é lindoooooooo!
Infelizmente já não tenho meus avôs comigo, mas sei bem o que é "casa de vó", adorava, até pq por uns bons anos fui neta única então já viu né era puro chamego. Bons momentos! E hoje preservo esses momentos transmitindo ao meu filho o que é ter o carinho dos avós.
Abraços
Vivi

Adriana Leal postou o comentário número:

Paty, que texto lindo!! Me emocionei tanto.. amei!!
bj, Adriana Leal

FAZENDO FESTA COM ARTE postou o comentário número:

puxa ... lindooooooo ... me fez chorar ... mega saudade de minha vó! e saudade de meu pai que nunca ouvi a palavrinha famosa (vovô!)
obrigada por me trazer novamente a vida com emoção ... bjks
Sam

Sheyla postou o comentário número:

Oi Paty! Puxa, que bom que vc gostou da dica do ferro de passar.
Só não vai servir para fazer emboss no chipboard ou na madeira... mas no papel de scrap vc faz perfeitamente.
O aquecedor tem o sopro bem mais fraco que um secador de cabelo, mas ao mesmo tempo bem mais quente. Por isso derrete o pó.
Se vc deixar o aquecedor ou mesmo o ferro muito tempo em contato com o papel... acaba queimando o papel.
Sempre que vc precisar, conte comigo!
Bjosssssss